Marcus André
Paisagem Deslocada
O artista fluminense Marcus André possui um trabalho plástico que tem uma atenção voltada para o preparo e manipulação de tintas, em uma experiência de artesania tradicional mesclada com a visão contemporânea de arte.
Nesta obra ele aplica a técnica encáustica, que utiliza cera para misturar os pigmentos de cor, criando uma tinta densa e cremosa. Repare no efeito alcançado pelo artista ao utilizar esse recurso e nos caminhos percorridos pela tinta na superfície da madeira.
Perceba agora como está construída esta obra, que possui uma extensão total de 13 metros. De que forma a dimensão dela influencia na sua percepção quando você se dispõe a observá-la por um longo tempo?
Como você relaciona o título “Paisagem Deslocada” com os elementos visuais presentes na obra?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.